Campanhas

Você já fez seu auto exame este ano? Se toque!

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil? Esse tipo de câncer acomete também homens, mas as principais vítimas são principalmente mulheres.

O câncer de mama é uma doença indolor e por isso, frequentemente o tumor passa despercebido, o que faz com que em vários casos seja diagnosticado tardiamente. Daí a importância do autoexame das mamas, que é algo tão simples de ser feito, mas que muitas mulheres se esquecem de fazer.

Desenvolva o hábito de prestar mais atenção aos seus seios. A hora do banho é um excelente momento para isso. Nua, de frente para o espelho, observe a forma de suas mamas, e verifique se ambas tem as mesmas dimensões, ou se há alguma diferença entre elas. Preste também atenção aos mamilos: os dois devem estar na mesma altura.

No chuveiro, ensaboe-se e deslize as mãos pelas mamas e axilas, em movimentos circulares. Procure por nódulos e espessamentos, e verifique também a presença de qualquer característica considerada estranha na pele das suas mamas.

Depois de secar-se, deite-se na cama, com uma das mãos na nuca, e com a outra repita o autoexame.

Quando o assunto é câncer de mama, há fatores de risco “evitáveis” e “não evitáveis”. Dentre os evitáveis, podemos falar da ingestão de exagerada de álcool e alimentos gordurosos, reposição hormonal por mais de 10 anos, e uso de anticoncepcionais orais. Já no grupo dos fatores não evitáveis, podemos falar do fato de se menstruar antes dos 11 anos, ou entrar na menopausa depois dos 54 anos e ter o primeiro filho depois dos 40 anos. No site do Dr. Drauzio Varella tem uma matéria muito bacana que explica o porquê da maior incidência de câncer mamário na mulher moderna, e fala também dos fatores de risco.

E lembre-se: procure um ginecologista e realize seus exames de rotina pelo menos anualmente. Faça sua mamografia e ultrassom das mamas, para garantir que você está com sua saúde em dia.


Espero ter conscientizado você a respeito da importância de prestar mais atenção a si mesma. Toque seu corpo, dedique um momento do seu dia a cuidar da sua própria saúde, fazendo o autoexame.





Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem:
 


Acesse, assista, participe!

   



Patrocinio: